6 julho, 2019
0

14 Dicas importantes de como deixar as unhas fortes e saudáveis

Quer você seja o tipo de pessoa que pinta as unhas religiosamente toda semana como uma forma de auto-cuidado ou alguém que vive puxando as cutículas, todos queremos saber como deixar as unhas fortes. Mas, como saber que as suas unhas são saudáveis?

como deixar as unhas fortes

Sinais de uma unha saudável:

  • A unha deve possuir uma cor rosa-branco
  • Possui cutículas! (não as retire)
  • Uma base branca com formato de meia-lua chamada lúnula

Sinais de uma unha doente:

  • Unhas descascando e quebrando pode ser sinal de ressecamento ou resultado de falta de vitamina
  • Pontinhos brancos geralmente significam que você está mordendo a sua unha, ou pintando muito
  • Estrias horizontais podem significar estresse ou febre
  • Pele inchada e vermelha envolta das unhas

Se você está preocupada com a saúde da sua unha, procure um dermatologista. Como elas são super visíveis, é fácil identificar se existe um problema – você pode tratar cedo.

 

Como deixar as unhas fortes e saudáveis

1. Mantenha suas mãos limpas

Antes de fazer qualquer coisa, é importante certificar-se de que as suas unhas e pele ao redor dela estão limpas. Remova todos os traços de esmalte com removedor sem acetona (todo o resto resseca a sua unha desnecessariamente).

 

2. Seja delicada com as suas unhas

As suas unhas são delicadas, e esfregá-las demais pode te expor a infecções. Usar objetos de metais “cavando” demais embaixo delas também é um problema, pode separar a unha da pele. Este é um problema comum em pessoas com mais de 50 anos.

 

3. Corte suas unhas regularmente

Isto é tão importante para as unhas quanto o é para o cabelo. Separe um tempo para cortar as suas unhas a cada duas semanas em média.

4. Priorize a saúde da sua unha, não o tamanho

Unhas compridas são lindas, mas se você é alguém que luta contra quebras e rachaduras, mantenha-as curtas, pelo menos por um tempo. Uma unha mais curta é mais fácil de lidar, além de parecer mais limpa, assim você pode focar em fortalecê-la, e não com outra coisa. Quando todas as suas unhas forem do mesmo tamanho e de formato uniforme, você nem vai lembrar do tamanho!

5. Tenha uma lixa sempre em mãos

Se a sua rotina de trabalho ou até mesmo da academia causa desgaste, sempre tenha uma lixa em mãos para tirar realizar qualquer ajuste necessário no decorrer do dia.

 

6. Não se esqueça de cuidar dos utensílios

Desinfetar os utensílios que você usa para cuidar das unhas é tão importante quanto limpar seus pincéis de maquiagem, e pelo mesmo motivo – bactérias. Lave o que for de metal com sabão e água, e então passe um paninho com álcool. Não esqueça de substituir as descartáveis, como lixas.

7. Não mexa nas suas cutículas

A cutícula tem um papel importante, ela sela a área da base da unha. Então, quando você corta ou remove a cutícula, quebra o selo de proteção, te deixando vulnerável a bactérias e possibilidade de infecção. Cuidar das suas cutículas vai evitar aquelas temidas pelinhas levantadas.

Se você realmente quer mexer nas cutículas, empurre-as gentilmente uma vez por semana, depois massageie-as com hidratante.

8. Proteja sua unha com uma base

Pintar sua unhas em casa não é desculpa para não passar base! Ela é fundamental para a proteção da sua unha!

9. Leia o rótulo do seu esmalte

Assim como a maquiagem e produtos para pele, nem todo esmalte é criado da mesma maneira. Então, para ter certeza que você está comprando um bom produto, leia o rótulo e evite comprar esmaltes que contenham produtos químicos como dibutilftalato, formaldeído, e tolueno. Essas toxinas contribuem com a fragilidade, rachaduras e quebras.

10. Evite unhas de acrílico ou gel

Qualquer expert em unhas tentará te convencer a não investir em unhas acrílicas ou de gel – por mais convenientes que estas sejam.

 

11. Dê um tempo para suas unhas

como deixar as unhas fortes

Tirar uma cor de esmalte forte e passar outra, sem dar tempo para a sua unha respirar  pode ressecá-la, deixá-la amarela, e até enfraquecer a estrutura dela. As vezes deixar ela natural é a melhor coisa que você pode fazer para rejuvenescê-la.

12. Hidrate-se!

Hidrate suas unhas e mãos diariamente.

 

13. Use luvas ao lavar a louça

Quando você estiver fazendo limpeza com produtos de limpeza pesada, use luvas de borracha. Até mesmo lavar a louça sem luvas pode enfraquecer a unha!

Da mesma forma, se estiver frio, lembre-se de vestir um par de luvas de tecido para que o ar gelado não desfaça todo o trabalho que você teve hidratando suas mãos.

14.Alimente-se com proteína

As suas unhas são feitas de uma proteína chamada queratina, então assim como a sua pele ou o brilho do seu cabelo, você pode melhorar as suas unhas se atentando à dieta. Adicionar vitaminas e suplementos como biotina, vitamina E e óleo de peixe ao seu dia-a-dia é uma bela opção. Outra é alimentos ricos em proteína, como feijão, peixe e nozes.

 

Agora que você sabe como deixar as unhas fortes e saudáveis, cuide delas!

Relógios

0

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *