20 janeiro, 2016
2

Como limpar a mancha do molho shoyu

Screen shot 2013-03-15 at 8.07.59 AM

Fui almoçar com uma amiga que estava passando alguns dias aqui em São Paulo e claro que fomos parar em um delicioso restaurante japonês. Sabe como é!? Muito peixe cru, edamami, shimeji e pouco, pouquíssimo arroz numa segunda feira!

Em algum momento, estávamos animadas com a conversa e  um pingo de shoyo foi parar aonde não deveria!! Em sua camisa de seda branca antes de uma reunião importante de trabalho.

Ela entrou em pânico, pediu água quente para o garçom e eu não tinha notado o pingo que tinha caído!!! Foi neste momento que eu comecei a explicar o porque de tanto nabo ralado nos pratos de comida japonesa. E os motivos são variados:

nabo2

1˚ O nabo ajuda a eliminar do nosso organismo qualquer impureza que os peixes crus possam conter.

2˚ Ajuda na digestão da comida crua.

3˚ Serve para limpar o paladar .

4˚ Ele ajuda a eliminar o sódio em altíssima quantidade contido no shoyo.

Em resumo,  ele é diurético, expctorante, purificador do sangue, emoliente, antipirético (abaixa a febre), alcalinizante e possui um leve efeito laxativo.

E além disto tudo, é o que realmente limpa o shoyo derramado. Basta você pegar um punhado do nabo ralado que estiver em seu prato e esfregá-lo  na mancha com um pouco de pressão. Como se estivesse usando uma borracha, ele limpa tudo. Mas isto deve ser feito na hora, se a mancha secar será difícil de sair.

nabo

 

3

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Como limpar a mancha do molho shoyu

  1. Site Cozinha Japonesa

    Muito bom o post, com tópicos realmente esclarecedores. Parabéns!

  2. Cristina Reis

    Sua explanação sobre as propriedades do nabo foram magníficas! obrigada