22 agosto, 2017
0

Benessere

Bagno Vignoni é um vilarejo de origem etrusca no Valle d’Orcia que mudou muito pouco através dos tempos. Existe há séculos e é lindo há séculos! Bagno Vignoni é um borgo cheio de charme que foi construído em torno de uma fonte natural de água termal de origem vulcânica onde as águas que fluem do subterrâneo chegam à superfície a uma temperatura de 52 graus celsius. O vilarejo tem uma praça central com bares e restaurantes em volta, mas o que faz esse pequeno borgo ser especial é que a praça central chamada Piazza delle Sorgenti é na verdade uma grande piscina natural retangular que ocupa todo o espaço da praça. As construções que circundam essa piscina murada são obras de Bernardo Rosselino e trazem uma elegância muito particular a essa pequena praça secular. Esse vilarejo é verdadeiramente sui generis.

Bagno Vignoni foi o lugar escolhido pelo Papa Pio II para passar o verão, mas além do Papa muitos poetas, escritores e artistas encontraram inspiração nessas águas ao longo dos anos. Bagno Vignoni faz parte da comuna de San Quirico d’Orcia, na província de Siena, não muito longe de Pienza e Montalcino. No passado este hamlet estava na rota da Via Francigena, a antiga estrada de peregrinação que unia Cantuária a Roma. Nos tempos antigos os peregrinos paravam em Bagno Vignoni para desfrutarem das benesses dessas águas termais.

Desde sempre é forte a paixão pelos rituais das águas. A água simboliza a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade e também a transformação do corpo e da alma através da purificação. Essas águas, que durante séculos trazem saúde para os enfermos e evocam a alegria da juventude, estão em sintonia com a graça e a beleza das ninfas das fontes trazendo paz e conforto para todos nós. Estar num fim de tarde de verão em Bagno Vignoni ao lado dessas águas sagradas faz a gente contemplar a vida sem desejar nada em troca.

Se a sua viagem permitir a ousadia de uma noite em Bagno Vignoni experimente o ultra cozy hotel La Locanda del Loggiato ( www.loggiato.it). É um pequenino hotel rústico mas cheio de graça, e fica a um minuto a pé da praça de água.

A presto!
Graziela Gilioli

1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *